Olá meus amores! Venho hoje trazer mais uma dica de animeVersailles no Bara conhecido aqui no Brasil como Rosa de Versalhes. O anime, advindo do mangá de mesmo nome produzido pela mangaka Riyoko Ikeda, contém ao todo 40 episódios que retratam os acontecimentos do período da Revolução Francesa.
O anime conta a história de Oscar, quinta filha do general da guarda real Jarjayes, que ao ver que mais um de seus descendentes era do sexo feminino, é tomado por um ataque de loucura que o faz tomar a decisão de criar a criança como um menino, mantendo assim a tradição da família de servir a corte francesa.
A jovem cresceu sendo respeitada e admirada por todos em Versalhes e ao quatorze anos ganhou o posto de comandante da guarda pessoal de Maria Antonieta, futura rainha da França. No inicio, se reluta a assumir esse posto, mas acaba aceitando e assim a jovem se torna amiga e também conselheira impulsiva Maria. Desse posto, Oscar acaba vendo as redes de intrigas, futilidades e gastos exagerados que são pagos pelo povo e que acabam por desembocar na Revolução Francesa.

Apesar de ser bem antigo, o anime é visualmente muito bonito, mostrando o quão era a qualidade de animação na época em que foi produzido. Sua história é emocionante e tão profunda, que é praticamente impossível não se afeiçoar aos personagens, tanto os fictícios como os históricos. O enredo ainda evidencia a negligência da nobreza francesa com sua população e apesar de ser uma história dramática, existem varias cenas cômicas que são capazes de aliviar a carga emocional, além de é claro, divertir o espectador.

Versailles no Bara realmente merece seu titulo obra-prima clássica, tem uma história muito bem construída, uma trilha sonora maravilhosa que te faz olha para a Revolução Francesa com outros olhos, além de na minha humilde opinião da uma aula de história. Infelizmente nem o anime e muito menos o mangá chegaram ao Brasil, o que é uma pena. Apesar disso é possível encontra-lo legendado no nosso idioma aeeeee!.  

Eu indico esse anime a todos, em especial aqueles que adoram histórias sobre a Revolução Francesa. Um grande abraço a todos e até a próxima.


Deixe um comentário