Olá meus amores!  Hoje gostaria de falar um pouco sobre a escrita. Para quem não sabe sou escritora de fanfics e em breve, se tudo der certo, de livros também e gostaria de deixar registrado algumas dicas para quem quer começa a escrever e está meio perdido ou para quem já escreve e gostaria de melhora sua escrita.
Para começar devo dizer que não existe uma formula secreta para criar aquele livro maravilhoso que logo de cara estará entre os mais vendidos, mas isso não quer dizer que você não conseguirá. Segue ai algumas dicas para vocês :

Confie em si mesmo.


Para muitos esse tópico vai ser meio obvio, mas ele é algo que quero destacar. Já vi muitos escritores que deixaram seu oficio de lado por não terem comentários em suas histórias ou por não acreditarem que alguém algum dia lerá o que escreve. Confie em seu potencial! A história que você escreve hoje pode não ser aquela maravilha e a que você mais se orgulha, mas amanhã pode ser.  Por exemplo, quando comecei a escrever por incentivo de uma amiga minha, eu amava tudo que criava, achava lindo, maravilhoso e relativamente bom. Hoje quando releio o que escrevi em 2010 e comparo com o que escrevi no fim do ano passado, sinto vontade de esconder essas histórias de tanta coisa errada que encontrei. Não me livrei de nenhuma e provavelmente não me livrarei, pois elas são a prova que minha escrita evoluiu e que pode evoluir ainda mais. Por isso não se cobre tanto no inicio.

Leia de tudo, desde lista de supermercado a rotulo de shampoo.

Uma das principais coisas que se é preciso fazer quando se decide ser um escritor é desenvolver o habito de ler. Então vou ler apenas livros do gênero dentro do tema do livro que irei escrever certo Dhessy? Errado meu caro gafanhoto.  Um escritor acima de tudo é um leitor voraz. Sabe aquele carinha que lê até bula de remédio? Bem é mais ou menos nessa linha que um escritor deve seguir. Ler coisas de assuntos diferentes faz com que nosso conhecimento se torne mais amplo assim como nosso vocabulário.  Além de conhecimento, a leitura exercitar a memoria, aumentar a concentração, tornar nosso pensamento mais ágil e também da um gás em nossa imaginação.

Escolha um tema que você goste

Antes de começar a colocar a mão na massa é preciso saber sobre o que você como escritor quer escrever.  Minha dica é escolha um tema no qual você tem afinidade.  A construção de uma história é um trabalho árduo, que envolve muita dedicação e um longo tempo, imagina você decidir escreve sobre algo que você não gosta!? Falta de entusiasmo e tédio são apenas alguns dos inúmeros problemas que pode atingi-lo durante o processo. Se você escolheu o tema mais acredita que não vai dar bons frutos, pare, guarde o que já escreveu em um cantinho e escolha outro tema e mão a obra.

Primeiras palavras virão, não tenha pressa.


Se seu/sua professor/a já te pediu uma redação de alguns parágrafos sobre um tema qualquer, que te vez ficar olhando para o papel dizendo “O que pacas vou escrever aqui?”, bem você já pode dizer que já sentiu na pele um pouco como é ser um escritor.
Muitas vezes acontecerá de você abrir o caderno/Word, parar e ficar olhando para a folha em branco, em duvida sobre como começar. Isso é normal, não tenha presa e muito menos tente forçar. Minha dica é carregar um bloquinho de folha com você, para caso ter aquela ideia bacana é só correr e anotar. Se não quiser compra um, você pode baixar algum editor de texto para celular, escrever como lembrete no calendário, entre outros. Ai Dhessy, eu não tenho tempo para anotar em um papel. E agora como eu faço? Calma! Para tudo tem seu jeito e minha dica nesse caso é o bom e velho gravador de áudio. Muitos telefones tem essa função embutida, o que ajuda na hora em que você não tem como anotar nada. O que vale é não deixar a inspiração fugir levando embora aquela ideia maravilhosa.

Faça um esboço

Uma dica para não ficar perdido que o John Travolta enquanto escreve é fazer um pequeno resumo do que vai escrever. Pense em como você poderia resumir a historia, os capítulos. Isso vai auxilia-lo na hora de colocar as ideias no papel.


 Revise

Revise sempre o que escrever. Você pode ter escrito algo errado ou com um sentido estranho e a revisão vai ajudar a localizar esses erros. Outra dica é deixar outra pessoa ler o que escreveu com um olhar mais critico. Muitas vezes o cansaço influencia a não enxergarmos nossos próprios erros, assim alguém que não está ambientado ao que escrevemos consegue verificar esses deslizes de forma melhor.  

Espero que tenham gostado das dicas. Tem algo que acredita ter faltado nesse texto? Comente aí e vamos conversar mais sobre a arte de escrever. Um grande abraço e até mais. 


Deixe um comentário