Olá meus amores! Venho trazer a vocês mais uma dica de livro, e hoje irei falar sobre Os homens que não amavam as mulheres do autor Stieg Larsson.
Esse livro é o primeiro de uma trilogia chamada Millenium, que conheci através de uma amiga.
Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada, e que um membro da família Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados, ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.
Devo dizer que já faz um tempinho que queria ler esse livro, mas por obra do destino na biblioteca daqui ele sempre estava emprestado até que esses dias atrás eu o encontrei finalmente. 
O que mais achei interessante é a forma como autor faz com que o universo de ambos protagonistas "colidam" de forma para que se encontrem e te deixa de queixo caído. O livro inicialmente começa com três pontos de vista diferentes sendo eles os de Henrik Vanger, um senhor de oitenta e dois anos que procura descobrir o que aconteceu com Harriet, Mikael Blomkvist, um jornalista econômico e dono da revista Millenium que foi processado por levantar falso testemunho e Lisbeth Salander uma jovem investigadora freelancer da empresa Milton Security que não é muito sociável, mas é extremamente talentosa. 

A leitura é um pouco arrastada no inicio, mas com o decorrer dos acontecimentos ela fica super prazerosa,capaz de prender o leitor até o fim e que conta com um enredo de tirar o folego. Os personagens são profundos e muito bem estruturados ao pontos de projeta-los como pessoas de carne e osso, cheio de sentimentos contraditórios e duvidas. Os protagonistas Lisabeth e Mikael são tão apaixonantes que faz
você torce a trama inteira por eles. E devo dizer que de todas personagens femininas que já tive o prazer e encontrar Lisbeth Salander está no topo da lista mulheres mais incríveis e porque não disse poderosas da ficção.
O mistério ao redor da família Vanger é tão fascinante ao ponto do leitor chegar a desconfiar de todo mundo, afinal quais segredos essa família esconde? 

A linguagem usada é bem atual e muito próxima da utilizada em nosso cotidiano. Outra coisa muito interessante é a forma como autor fala de um assunto delicado como o estrupo de maneira incrível.
Os Homens que não Amavam as Mulheres ganhou duas adaptações cinematográficas, sendo Millennium: Os Homens que Odeiam as Mulheres, no original The Girl with the Dragon Tattoo produzido em 2011 e Os Homens que Não Amavam as Mulheres, Män som hatar kvinnor em sueco de 2009.
Para quem gosta de suspense e mistério é uma ótima pedida. Espero que tenham gostado da resenha. Desejo a todos uma ótima leitura. Um super beijo e até mais.



16 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Comecei a ler Os Homens que não Amavam as Mullheres em 2014 mas precisei abandonar por conta do fim do semestre na faculdade. Acabou que a chatice da parte me que estava (um pedaço da narrativa de Henrik) me desanimou e emendei outras leituras quando as férias chegaram. Resultado: ainda não terminei de lê-lo.
    Ganhei ele e a pessoa que me deu me falou muitíssimo bem, de fato a forma como Larsson vai ligando as personagens é incrível e parece conduzir a trama de forma muito inteligente. Apenas a premissa já foi capaz de me conquistar imagine o livro <3
    Tenho a edição mais antiga e acho linda mas essa mais nova está de babar *-*

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! Tudo bem!
      Te entendo. Fim de semestre é um caos! E devo dizer que as partes do Henry são bem lentas e chega a desanimar as vezes, mas o contexto geral é muito bom. Principalmente quando a história começa a se desenrolar pra valer.
      Ambas as versões são lindas, mas a nova...também me deixou babando. *.*
      Um grande beijo e obrigada pelo comentário.
      Até a próxima.
      >>Dhessy

      Excluir
  2. Olá!! Tudo bem?

    Eu adoro os filmes são um dos meus preferidos e também tenho os livros aqui em casa, mas ainda não tive chance de começá-los. São histórias que vale a pena conferir. Gostei muito da sua dica.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Tudo e vc?
      Ainda não vi nenhum dos dois filmes, mas estou ansiosa para vê-los.
      Valem sem dúvida.
      Fico muito feliz por ter gostado da dica.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Bjos

      Excluir
  3. Depois que vi do que tratava o livro, fiquei fascinada pela leitura, tenho muita curiosidade sobre essa série, tenho os quatro livros na lista de desejo, apesar de ter sido citado no post sobre o começo lento, que aliais, é bem complicado para mim, pois costumo ficar desanimada quando isso acontece, ainda estou interessada em ler este livro, espero gostar!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!Tudo bem?
      Sei o que é isso. Também tenho essa dificuldade, mas como minha amiga falou tão bem sobre a obra, decidi fazer um esforço e continuar a leitura. Não me arrependi e acredito que você também não se arrependerá. ^^
      Um grande abraço e até a próxima.
      >>Dhessy

      Excluir
  4. AAAAMOOO ESSE LIVRO.
    Amo mesmo, de verdade, muito! kkk Eu espero que você termine a trilogia porque todos os livros são ótimos. A Lisbeth é uma das minhas personagens preferidas pra vida toda.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! Tudo bem?
      Irei terminar sem dúvida. Estou ansiosa para ler o próximo.
      Bjos e até a próxima.
      >>Dhessy

      Excluir
  5. Oii!

    Acredita que ainda não li esse livro????
    E nem assisti ao filme, mas tenho curiosidade em ler por ser um tema bem interessante, inclusive acho que por causa da tematica que no inicio a leitura foi bem lenta e melhorando aos poucos.
    Gostei da sua resenha, bem detalhada e muito explicativa. Eu fiquei mas curiosa ainda <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! Tudo bem?
      Fico feliz por ter gostado.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Bjos e até mais
      >>Dhessy

      Excluir
  6. Oi, Dhessika, tudo bem?
    São muitos os elogios que vejo serem direcionados à trilogia, e desde que comecei a me interessar mais por romance policial no ano passado tenho tido até certa curiosidade para lê-lo e conhecer mais a fundo a história e seus personagens, mas confesso que o tamanho dos livros me deixa um pouco intimidada, não sei se iria gostar tanto da leitura à ponto de me envolver totalmente nela, mas ainda assim cogito fazer sua leitura um dia, tem uma premissa muito interessante e instigante, e deve mesmo ser uma ótima leitura!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Tudo e vc?
      O tamanho assusta um pouco quando o vê na prateleira, mas quando se começa a leitura ele se torna tão marcante que você acaba esquecendo do número de páginas. Leia e acredito que não se arrependerá.
      Bjos e até a próxima.
      >>Dhessy


      Excluir
  7. Oi! Tenho um troço com esse livro! Achei a leitura super arrasta e não consegui passar da página 100, mas como é o preferido do meu namorado vou fazer uma forcinha para ler, sem falar que sempre leio comentários positivos sobre ele. Beijos.

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!Tudo bem?
      As primeiras paginas são realmente muito arrastadas, mas com o decorrer do livro melhora.
      Bjos e até a próxima.
      >>Dhessy

      Excluir
  8. Acho que esse livro já se tornou um clássico, ainda vejo muitos elogios dele, nunca li por falta de interesse e oportunidade mesmo, espero um dia ter essa oportunidade!!!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!Tudo bem?
      Realmente, antes de começar a ler fui dar uma olhada nos comentários e realmente são muitos comentários positivos.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Um grande abraço e até a próxima.
      >>Dhessy

      Excluir